terça-feira, 15 de junho de 2010

11 ANOS - A AMÉRICA É DO PALMEIRAS!


16 de abril de 1999, um dia inesquecível pra toda Nação Alviverde.Naquela noite fria de quarta feira, conquistavamos a Taça Libertadores da América, torneio tão cobiçado e que veio após muita luta, força e raça.Pois pra vencer esse campeonato é preciso muito disso.
Tudo começou no dia 27 de fevereiro, em tarde de sábado no estádio do Morumbi, contra os gambás.Em um jogo pegado, como todos os clássicos e pra variar vencemos nosso eterno freguês.Vencemos por 1 a 0, em um tiro livre indireto convertido pelo Arce, após o Gamarra ter recuado uma bola para o goleiro Nei.Mas na verdade o paraguaio deu um carrinho e desarmou o Alex, mas o Francisco Dacildo Mourão Albuquerque, marcou recuo.Enquanto reclamava da barreira o Evair rolou a bola para o Arce que encheu o pé.
Foi um jogaço depois o árbitro pernambucano não marcou um penâlti claríssimo para nós, em que Batata( lembram dele?) coloca a mão na bola.O Nei fez umas quatro grandes defesas, o Velloso umas duas e a partida caminhava para 1 a 0.Aí o Marcelinho empatou o jogo, mas foi invalidado pelo bandeira, ele se revoltou, foi expulso e deixou o gramado gesticulando gestos de ladroagem.Como esquecer desse jogo?
Em seguida goleamos o Cerro Porteño por 5 a 2, em um jogo aonde mostramos um bom futebol em pleno Defensores del Chaco.Nesse mesmo estádio fomos derrotados dois dias depois para o Olímpia, por 4 a 2.
Uma semana depois, enfrentamos novamente o Olímpia,não joguemos bem e empatamos em pleno o Palestra Itália.As coisas não andavam pelo lados do Palestra.
Para piorar perdemos para os gambás, por 2 a 1.E pra salvar a classificação conseguimos vencer o Cerro Porteño,no Palestra, por 2 a 1.Pronto estamos classificados e enfrentaríamos o Vasco( atual campeão da América, que naquela epóca, já entrava nas oitavas de finais).
No primeiro jogo foi complicado.Na noite de 14 de abril, empatamos em 1 a 1.E no dia seguinte quando eu conversava com meu amigo Lucas Garcia.Que disse:Já era Tiagão, estamos eliminados, não conseguimos vencer em casa.
Uma semana mais tarde, no feriado de Tiradentes.Fomos a São Januário e vencemos por 4 a 2, em uma grande apresentação do Alex, como o meia jogou nesse jogo.
No dia 5 de maio, enfretariamos nas quartas de finais novamente os gambás.Naquele jogo vencemos por 2 a 0.Um gol do Oséas e outro do sem vergonha do Rogério.O segundo começou em uma falta mal batida pelo Marcelinho, em seguida ocorreu um contra ataque e o Paulo Nunes deu um passe açucarado para o Rogério que só mandou pras redes.O destaque da partida foi o Marcos que se consagrava com a torcida,fez defesas importantes.
Na segunda partida, perdemos por 2 a 0.O que levou o jogo para as penalidades, aonde todas do Palmeiras foram convertidas e os gambás Wampeta e Dinei erraram.São Marcos começava a ser o jogador mais importante do time.Foi para lavar a alma e zuar a gambazada na escola.
No dia 19 de maio, dois dias após meu aniversário.Estavamos em Buenos Aires, e enfrentemos o River Plate, perdemos de 1 a 0, gol do Angel.E poderia ter sido mais se não fosse o Marcos.
Mesmo voltando da Argentina derrotado, não desanimei continuei acreditando e confiando na classificação.
Uma semana depois, no dia 26 de maio.Dias antes tinhamos feito uma das maiores façanhas do anos 90, eliminamos o Flamengo, na Copa do Brasil, em um jogo histórico.Naquele dia eu passei o fim de tarde vendo a final da Liga do Campeões 1998/1999, entre Manchester United e Bayern de Munique, partida transmitida pela tv Cultura.Para mim foi a maior virada que vi na minha vida.O Bayern abriu o placar logo aos 6 minutos com o Basler.O resultado da partida não mudava,caminhava para o final e tinha tudo para o Bayern ser campeão, os alemães desperdiçavam contra- ataques.Como diz aquele velho ditado do futebol:"Quem não faz,toma".O Bayern tomou, e foi de uma forma desatrosa.Sheringham empatou aos 46 do segundo tempo e após uma cobrança de escanteio, Solskjaer aos 48 virou.Eu fiquei olhando aquele jogo e vi que muitas coisas acontecem em poucos minutos.
Quando meu irmão chegou em casa disse a ele, o nosso adversário em Tóquio é o Manchester.Ele sorriu e disse: Será bom, mas temos que passar pelo River.
A noite chegou e com ela o nervosismo, os caras até que chegavam, mas a pressão era muito maior.E logo o Alex abriu o placar, em seguida fizemos o segundo com o Roque Júnior e aliviou um pouco, só um pouco.
Queriamos matar logo aquele jogo, mas não tava fácil, sempre paravamos no goleiro Bonano.O Euller perdeu um gol feito.Mas a noite era dele:Alex.Ele fez o terceiro e um belo gol pra matar e pra colocar a gente na final.
No dia 2 de junho, eu estava na aula de Geografia, da chata e são paulina professora Manuela.Nunca me esqueço, a minha cabeça só estava no jogo da Colômbia, mas lembro que ela marcou uma prova pro dia 16 de junho.Eu estava ansioso e olhava toda hora para o relógio.A noite chegava e com ela a violência dos colombianos no estádio Pascual Guerrero.Fomos recebidos com garrafadas, pedradas e etc.Digno de um jogo de Libertadores.Perdemos com um gol do Víctor Bonilla.No outro dia, tivemos que aguentar são paulinos e corintianosque diziam:"Nadaram, nadaram e morrerão na praia".Negativo!!!
16 de junho de 1999, como esquecer essa data?Aquele dia eu acordei e fiquei um bom tempo olhando para a minha camisa 10, que tinha ganhado do meu tio, durante a Libertadores.Lembrei de cada jogo, de cada momento daquele campeonato, das discussões com torcedores na escola e tudo mais.Das eliminações em 1994 pro São Paulo, em 1995 pro Grêmio.Finalmente eu veria o meu Palmeiras jogar uma final de Libertadores, tão esperada, tão almejada e que era seria naquele dia.
Fui pra aula, fiz a prova de Geografia.Tive duas aulas com o professor de matemática Alan, que provocava eu, a Monara Caputo, o Lucas Garcia e o André Bocão, os únicos palmeirenses da sala.
A última aula foi com a professora de português Ana Maria, palmeirense fanática e que estava nervosa.Quando a aula terminou eu fui até a lousa e escrevi:PALMEIRAS CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES DE 1999.Para o pessoal do período noturno ver.
Fui pra casa, não aguentava de emoção, meu coração disparava e quando terminou a novela Suave Veneno, ele começou a bater mais rápido.
A escalação era: Marcos, Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; Cesár Sampaio, Rogério, Zinho e Alex; Paulo Nunes e Oséas.
O jogo começou tenso e a gente tendo algumas chances, mas sempre se parando no goleiro Dudamel.O Alex subiu sozinho e cabeceiou para fora, com o goleirão vendido, depois o Marcos fez uma bela defesa, em um lance do Bonilla, depois o Roque Júnior mandou uma bola na trave.Mas não teve jeito terminou 0 a 0.No segundo tempo o professore Felipão tirou o Arce e colocou o Evair, fomos pra cima e logo cedo, após um bola alçada na aréa o Yepes meteu a mão na bola e o Ubaldo Aguino marcou.O mestre das cobranças pegou a bola e mandou pra as redes, Evair.Parece que o Felipão sabia.Depois o uma bola enfiada na aréa e o Júnior Baiano pra variar fez um penâlti.Zapata pegou a bola e empatou e a tensão aumentou.Mas logo um atque em que o time estava praticamente inteiro no ataque.Uma bola do Júnior que encontrou o Oséas e mandou pra redes, sendo o artilheiro dos gols importantes.Valeu Oséas,eu nunca levei em consideração aquele gol contra os gambás, somente naquela hora, mas tudo bem.Aí eu fiquei esperando o terceiro gol, mas ele não vinha.Algo me dizia que o jogo ia mesmo para os penâltis.Tentei controlar meu coração, mas em vão.
Quando o paraguaio apitou o fim do jogo, olhei para o meu irmão, ambos estavamos com as mãos no rosto, gesto de uma oração, nervosos e eu lembrei do que disse a ele após a final da Liga dos Campeões.
As cobranças começaram, o Zinho me erra, o bom goleiro Dudamel converteu.Júnior Baiano empatou,Gaviría colocou eles novamente na frente.Roque Júnior manteve as esperanças,Yepes fez a tensão aumentar.Rogério empatou novamente.Bedoya errou e desfogou uma alegria contida.Euller fez e levou a gente a acreditar que o título era nosso.Mas veio o Zapata, colocou na marca do cal, tomou a distância, correu, meus olhos se fecharam e só abriram quando eu vi a bola caminhando lentamente, passou pela trave e saiu.Pronto eu finalmente explodi, eu estava em extase, era o título mais esperado por mim e por muitos,A Taça Libertadores era a Obssesão realizada.Muito obrigado a todos os jogaodores, os membros da comissão técnica e em especial ele o professore Feilpão( que está de volta).Eu não dormi naquela noite, os foguetes e a festa entrou a dentro pela madrugada e terminou na manhã.
A tarde, com um pouco de sono, eu fui a aula e provoquei todos os gambás que eu via.Muitos se esconderam como o professor Alan.Comemorei com todos os palmeirenses da escola e pra mim foi uma das semanas mais felizes de toda a minha vida.
Libertadores se ganha com raça, amor, um pouco de sorte e muito apoio, que a gente demonstra em todas as edições desse torneio especial.
Abraços Nação Alviverde, comentem essa data que nunca será esquecida.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AMOR À CAMISA , QUE SAUDADE..


Meus caros palmeirenses e palestrinas da nova e velha geração.É com muita alegria que escrevo esse post.
Para a alegria geral e felicidade da Nação Alviverde, o Gladiador está de volta.
Tudo começou horas antes da partida contra o São Paulo.O meu amigo Maurílio Júnior me informou que a Sonia Racy, em seu blog no Estadão, dizia que o Palmeiras confirmava um acerto com o Kléber.Eu e ele vasculhamos sites, e um sempre informava o outro.
Naquela noite, fiquei chateado com a derrota do nosso Palestra.Mas mesmo assim assisti a partida entre Cruzeiro e Botafogo, vencida pelo clube mineiro.Mas a partida em si não me importou e sim uma conversa entre o Kléber e o Roger antes de rolarem a bola para a segunda etapa, ele disse ao meia:"Acabou."
Eu não dei a mínima atenção aquilo, mas espera que essas notícias se confirmassem de forma boa.
Passou a semana e eu ficava sempre tentando me informar, sempre lia o Lance!.Mas um dirgente confirmava, outro negava.
No domingo seguinte, eu conversava com meus amigos e um deles levantou a pergunta:Será que o Kléber vem?
Eu fui o único a responder:Ele vem sim e chegará com a nova patrocinadora.
Eu não tinha nenhuma afirmação daquilo que eu tinha dito, somente uni alguns fatos e lembrei a chegada do Keirrison, que foi apresentado juntamente com a Samsung.
Antes da partida contra o Flamengo, a notícia era oficial.O Gladiador estava de volta e confirmava todas aquelas especulações.O fato de ter preferido o Palmeiras, provava um certo amor que ele sempre teve pelo nosso Palestra.
Ontem, 9 de Junho de 2010, ele chegou.
Acompanhado pela Fiat, a montadora italiana e foi visto pelos sócios-torcedores, mais tarde pela massa.Até o Belo estava lá, ele deveria ter levado a Graciane Barbosa.Brincadeira!
Ele vestiu a camisa, beijou o escudo e cada palavra dita, era uma declaração de amor ao clube e a maravilhosa torcida, como sempre diz.
A tarde, encontrei o senhor Zito.Conversamos sobre a chegada do Gladiador,se emocionou quando viu o presidente chorando e me disse:"Tiago, a apresentação dele hoje, foi uma prova de amor à camisa, a moda antiga".Ele suspirou e concluiu:"Amor à camisa, que saudade..."
Realmente o Kléber, é um torcedor como eu e você.Ele provou seu amor ao Palmeiras, quando defendia o Palmeiras, o Cruzeiro e ontem naquela festa especial e inesquecível.Aonde além de receber um ídolo, levaremos alimentos a pessoas necessitadas.
Para mim,além do Kléber.Somente, Marcos e Pierre tem esse amor à camisa.
O Santo nem precisa falar, e o Guerreiro, aquele choro após o jogo contra o Grêmio, no ano passado, foi a prova fatal.
E esse amor real do Gladiador começou no ínicio de 2008.Eu lembro do dia que em que cheguei em casa, e meu irmão perguntou se eu conhecia um tal de Kléber, ex-São Paulo.
Eu disse que sim, que embora não tivesse sido bem aproveitado por lá, era um bom jogador.
Meu irmão,olhou em mim e disse:Ele é o novo reforço do Palmeiras, vem por empréstimo.
Fiquei contente, e mais contente com o passar do tempo, ao ver ele jogar com raça e amor.Defender nosso time com uma vontade tamanha, capaz de usar atos violentos.mas tudo bem.
O amor do Gladiador pelo Palmeiras,nesse tempo em que esteve fora do Palestra.É semlhante daquele namorado, que mesmo namorando outra, não consegue esquecer da ex.Já passei por isso e quem nunca passou?Quando amamos de verdade, fica díficil esconder esse sentimento, por mais queremos acaba escapando.
Portanto Kléber, seja bem vindo novamente.Aqui é sua casa e sempre será.Continue amando esse time,pois a torcida sempre estará cantando:"Olê Olê Olê Olê, Kléber Kléber".Defenda essa camisa,com este amor incondicional.E que os demais jogadores vejam isso, não precisa ser craque para ser querido pela torcida.Basta defender o Palmeiras com amor!
Abraços Nação Alviverde e comentem.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATÉ QUANDO?


Meus caros palmeirenses e palestrinos da velha e nova geração.
Para falar a verdade, eu não queria postar hoje, mas a pedidos e incetivo de muitos.Resolvi fazer isso.
Não tem nada pior que perder um clássico, e ainda mais para o São Paulo e pior da forma que foi.
Mas como eu sempre mantive o equlíbrio e a calma, não vou fugir disso.
Não fizemos um grande jogo, primeiramente que passamos o primeiro tempo inteiro jogando com inteligência e anulando as principais jogadas do São Paulo.Mas a contusão do Cleiton Xavier desmontou algumas estratégias do Palmeiras.
No segundo tempo, após uma falha do Maurício Ramos, sofremos o único gol.A partida se tornou um jogo Ataque contra a Defesa, mas a falta de criação atrapalhou o nosso time.Poucas vezes chegamos com perigo a frente.
Ficou aquela partida nervosa e complicada.Já no final, o árbitro Marcelo Aparecido de Souza marcou um penâlti, que seria o empate, mas não foi dessa vez que o convertemos uma penalidade.
Eu não entendo como erramos tantas penalidades.Hoje conversava com o meu tio Elias e tentávamos enteder, não conseguimos.
Quando o Ewerthon foi cobrar a penalidade, eu fechei os olhos e não acreditei quando o narrador bradou gritando o nome do goleiro deles.Eu coloquei as mãos no rosto e fiquei sem acreditar, perplexo e disse:"Até quando?"
Quando vejo isso, me vem uma saudade de Zinho e Alex que sempre cobrava com precisão( embora errasem as vezes).Da facilidade que o Evair convertia, parecia brincadeira e o Djalminha que usava pra humilhar.
Mas eu acho que até eles errariam, nessa fase que passamos.
Depois do jogo, eu fiquei bastante chateado com o resultado.Mas queria destacar a coragem do Viniciús, um garoto de 16 anos, sem medo e com uma vontade enorme de defender o nosso time.
Abraços meus caros, foi só.Espero que comentem.

domingo, 23 de maio de 2010

TINHA QUE SER ASSIM!





A semana começou com um fraquíssimo jogo contra o Vasco, que tem tudo para ser uma das piores partidas desse Brasileiro.Aí vieram as demissões do Antônio Carlos Zago e a do Robert, também diria sobre a do Marquinhos, mas parece que ainda está na Academia.
Encontrei palmeirenses de diversas opiniões, alguns defendiam a permanência do Zago, contrariado por mim.
Para mim a diretoria agiu certo, pela primeira vez no ano.O maior problema está nessa cúpula e eles são os principais responsáveis dessa fase que vivemos.
Eu não tenho nada contra com o Zago, mas ele errou em aceitar o convite de treinar nosso time.Ele não tinha a tamanha experiência necessária no momento, fui a favor da demissão do Muricy, mas a contra a vinda dele.Mas mesmo prometi apoio e um voto de confiança.Vencemos o São Paulo, mas sem nenhum mérito dele.Como nas derrotas contra o Rio Claro e Santo André, quando também não teve culpa.
Vieram duas vitórias contra o Sertãozinho e Santos, ao meu ver não teve mérito dele novamente, foram duas vitórias com o coração.
Depois disso o Paulistão se tornou um fracasso e a Copa do Brasil era uma esperança.
O Zago começou a mostrar algo que quando chegou disse que não teria: Covardia!
Foram naqueles jogos que não valiam nada, contra o Mirassol e o Oeste.Recuava o time, tirava atacantes e colocava zagueiros.Tomando o Retranquil e o Retrancol.
Na Copa do Brasil, estava até bem, montou o time corretamente contra o Paysandu e Atlético Paranaense.Mas as duas partidas contra o outro Atlético foram as provas que ele tinha que ser demitido.
Disse aos meus amigos, se eu fosse diretor de futebol demitiria ele após a vitória contra o clube goiano, aqui em São Paulo.Não podemos ficar com três zagueiros, quando temos a necessidade de fazer gols, ele teve muita sorte de sair um penâlti no final e vencermos pelo placar mínimo.Para mim seria o último jogo dele.
Viajamos para Goiânia, com aquele problemaço do Diego Souza.E veio aquela pífia escalação antes do jogo, aonde ele armou um time para empatar, provando que o medo de perder, tira a vontade de ganhar.As horrorosas cobranças de penâltis desviou esse ponto.
Meu caro Zago, você um grande zagueiro e tem que mudar a atitude caso queira continuar como treinador.
Já o Robert, ele no ano passado sempre foi o "fio de esperança" no ano passado, o popular jogador de segundo tempo.Me lembro do jogo contra o Flamengo, no Palestra.Aonde ele iniciou jogando e não jogou absolutamente nada.
Para mim ele não era aquela referência no ataque, teve claro boas apresentações contra o São Paulo e Santos e outros jogos que vencemos com gols dele.Como eu digo ao Maurilio Júnior, o Niclkas Bentdner brasileiro.Zago e Robert, o prazer foi todo meu e até nunca mais.
Em uma semana conturbada como essa, ainda teriamos que dar adeus ao velho Palestra Itália.
Um palco de glórias que já teve um post especial( post anterior) sobre esse assunto.
A partida era contra o Grêmio, uma equipe tradicional e de todo o respeito.Por ironia do destino era o nosso adversário da miléssima vitória( 2 a 0, 6 de outubro de 2007.Em uma linda apresentação do mago Valdívia).
Mesmo com todos os problemas a torcida provou que ama o time na alegria e na tristeza.Um pouco mais de 18 mil torcedores foram ao Palestra Itália, para apoiar o time e se despedir do estádio.
No começo, o Grêmio começou melhor.Descia mais ao ataque e teve algumas chances, não claras de gol.Até que aos 15, após um lindo passe do Cleiton Xavier e uma falha bizonha do Rodrigo, e o Ewerthon abriu o placar.O Grêmio teve mais uma chance, mas após um escanteio deles, armamos um contra ataque que resultou em um chute do Vínicius que o Victor fez uma linda defesa e no rebote o Ewerthon novamente mandou pras redes.E por pouco o Ewerthon não fez o terceiro, aonde eu disse ao meu irmão:"Tá tendo uma noite de Milito, o Ewerthon.
Mas no lance seguinte o Márcio Araújo perdeu a bola e sofremos o primeiro gol.Por pouco eles não empataram no primeiro tempo, com um gol feito que o Leandro perdeu.Aliás Leandro e Hugo só mudaram de camisa, continuam os mesmos.
Achei exagerado o lance da expulsão do Marcos Assunsação e do Douglas.Mas fez o bem enorme ao Palmeiras, eles perderam muita na criação e o Edinho que já tinha amarelo, por fazer marcação individual nele, teve uma folga e ficou isento de uma expulsão iminente.
No segundo tempo veio uma chuva fina, para lembrar os dias em que elas caíram, em todo este tempo de Palestra.Com ela veio o empate em uma cabeçada do Hugo, para deixar a torcida assustada e recordar dos momentos díficéis que a torcida viveu nesse palco.
Não demorou muito e uma cabeçada( com cara de chute) do Maurício Ramos fez o terceiro.Aos 25, em mais um contra-ataque, matamos o jogo.O Vínicius até que se complicou, mas mostrou habilidade e deu um passe preciso para o Cleiton Xavier fazer o último gol desse palco histórico e fazendo a torcida lembrar que foi ali, que em momentos assim de dificuldades, o Palmeiras se mostrou maior e superou em quase todas.
Ainda teve um penâlti claríssimo no Armero, na qual eu torcia pra que fosse marcado, para o Marcos cobrar e marcar o último gol do Palestra Itália, para levar a torcida a loucura.Mas o senhor Paulo Henrique de Godoy Bezzera fez vista grossa.Mas nem podemos reclamar pois o segundo gol nosso foi irregular.Será que é conhecidência?Só foi o Zago sair que jogamos futebol, soltamos o freio de mão e jogamos a covardia fora.
No entanto foi uma noite histórica e inesquecível, a vitória foi um presente de Deus a essa torcida que sempre marcou presença em todos os momentos desse eterno Palestra Itália.
Adeus Palestra Itália, o prazer foi todo meu e até breve.
Espero que gostem e comentem, abraços Nação Alviverde.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

UM LUGAR CHAMADO...PALESTRA ITÁLIA!!!


"Caminho em passos rápidos pela avenida Antártica, a minha ansiedade se mistura com o enorme volume de torcedores com camisas verde e branca.Passo em frente ao Shopping West Plaza, mas pra frente vejo a passarela da Arrancada Histórica de 1945.O ritmo dos meus passos aumentam, meu coração acelera, começo a ver torcedores de todos os estilos.O cheiro dos sanduíches de pernil, vendido nas barracas, entram suvamente pelo meu nariz.No trajeto encontro vendedores ambulantes com artigos do Palmeiras, é claro, e também diversos cambistas, alguns policiais que fazem "vista grossa" ao que estão vendo.Eu já consigo enxergar a luz do refletor, entro na Turiassu e a movimentação de torcedores é bem maior, intensa e o trânsito é complicado.Meu coração acelera, a minha calma natural parece ter me abandonado, me sinto nervoso e apreensivo.Caminho mais alguns metros, passo en frente ao edíficio enorme em construção( hoje o luxuoso Shopping Bourbon), dobro a esquina e entro na avenida Pompéia, caminho pouco, volta a dobrar outra a esquina a que dá aceso a avenida Francisco Matarazzo.Já me sinto em um lugar agradavél e ouço o grito de parte da torcida se aquecendo antes do jogo.Entro pelo Portão Matarazzo , desço as escadas, passo pela revista dos policiais,coloco meu ingresso e passo pela catraca, já estou no interior do estádio, estou arrepiado, sinto um algo diferente, inexplicável.Caminho lentamente pelo fosso, admirando a beleza do estádio.As minhas pernas parecem não tocar o chão, ouço uma música ao fundo( Verdade - Zeca Pagodinho), me aproximo de uma entrada de acesso a arquibancada( aquela que são duas juntas) subo a primeira escada, depois a segunda, e pronto.Vejo o gramado, a entrada dos vestiários, a imensa arquibancada, o placar, é perfeito.Finalmente eu consigo enxergar com mues próprios olhos, o que eu via somente pela tv.Obrigado Meu Deus!Estou no Palestra Itália".
O texto acima que vocês acabaram de ler, se trata da minha primeira vez em que fui ao Palestra Itália, na minha adolescência.Pra mim ficou eternamente marcado, eu fiquei bobo, mas muito bobo.Principalmente quando o time subiu ao gramado.Foi algo que não tem como escrever.
Meus caros, eu sei que é preciso modernizar a nossa casa, mas eu ainda não me acostumei em dar fim a este Palestra Itália.Sinto uma dor no meu coração verde, quando essa data se aproxima.Eu vivi tantas coisas lá, que não entendo que esse palco nunca mais será visto, após o jogo contra o Grêmio.
A história desse palco especial de glórias, começou no final do século XIX, pertencia a Companhia Antarctica Paulista, que visava o lazer de seus funcionários, primeiramente uma espécie de um clube, mais tarde se tornou um campo de futebol, já que era o esporte da moda.
Em 1920, com o apoio da Companhia Matarazzo( aquela mesmo das chaminés, ao lado do estádio).Foram comprado o campo de futebol e boa parte do terreno do Parque Antarctica.Ousada aposta do então presidente Menotti Falchi, os valor foi 500 contos de réis( fortuna na epóca), as formas de pagamento era metade a vista e outra metade em duas prestações anuais de 125 contos de réis.No dia 27 de abril daquele ano, se firmaria o contrato entre as partes.
O primeiro jogo como proprietário, foi um sonora goleada sobre o Mackenzie, por 7 a 0.Três gols de Caetano, dois do Heitor, Fabbi e Imparato, cada um marcou uma vez.
A década de 20, praticamente foi de reformas, construções da arquibcanda geral e as sociais, ainda de madeira.
Em 13 de Agosto de 1933, foi marcado a estréia do "Stadium Palestra Itália", pelo Torneio Rio- São Paulo, derrotamos o Bangu, por 6 a 0.Já havia arquibancadas de concreto e tinhamos o mais moderno e imponente estádio do país( pois Pacaembu e Marcanã, seria construídos mais tarde).
Durante a Segunda Guerra Mundial(1938 - 1945), por questões políticas contra os países do eixo( Alemanha,Itália e Japão), um clube com pouca expressão na epóca e que acabara de ser fundado por nome de São Paulo, tomou posse do estádio do Canindé( nas margens do rio Tietê), em função do estádio pertencer ao Deustch Sportive.Diante das perseguições.
Praticamente os mesmos a fazerem isso, caminharam em direção ao nosso estádio, pra tomarem na "mão grande".Só que se deram mal.Os torcedores e membros da comunidade italiana, deram as mãos e abraçaram o Palestra Itália, talvez hoje temos essa bela casa, por causa desses torcedores.
Sempre quando compro jornal, passo na padaria de um grande amigo meu, o senhor Zito.Ele tem mais de 70 anos, é palmeirense fanático.Viu as duas academias e a longa fila( momentos que não eu vi), sempre converso com ele, compro uma bebida, um salgado e enquanto leio o jornal, comentamos sobre acontecimentos do presente e passado do nosso clube.
Um dia ele disse uma frase a mim, que me marcou.Ele estava no Morumbi, quando perdemos o Campeonato Paulista pra Inter de Limeira, em 1986."Tiago, eu chorava na arquibancada, não acreditava no que via.Eu pensei que nunca mais seríamos campeões.Agradeça a Deus, por tu não existir naquele dia."
Mas esses dias, eu lembrei juntamente com ele sobre o nosso estádio.Ele é da epóca que o Palestra ainda existia alambrados.Ele disse que se aproximava, e via o jogo dali.Até 1962, o Palestra era assim.Somente após uma reforma que durou dois anos, o estádio se tornou no Jardim Suspenso, com o fosso e os vestiários no subsolo.A estréia foi contra o Guaratinguetá, no dia de 7 de setembro de 1964, vencemos por 2 a 0.
Doze anos mais tarde registravamos o maior público,era o dia 18 de agosto de 1976, na vitória contra o XV de Piracicaba, o árbitro foi o Romualdo Arppi Filho, que dez anos depois apitaria a final da Copa do Mundo e vencemos por 1 a 0, gol do craque Jorge Mendonça.
No final da década de 70 e durante todo os anos 80.O Palmeiras amargou um fase díficil e sofrível.Tivemos decepções, que deixava a nossa torcida assustada.Além do jejum já dito, teve um partida no dia 24 de novembro de 1985, que foi terrível para a torcida.Em uma rodada em que praticamente deu tudo certo, conseguimos perder em casa para o XV de Jaú, pelo placar de 3 a 2.Triste!
Mesmo com um longo período sem títulos, conseguimos um recorde expressivo reconhecido pela Fifa.Foram 68 partidas de invencibilidade entre 1986 a 1990.
Também na decáda de 80, se iniciou um outro evento além de partidas de futebol.O Palestra começou a receber shows.Devido o fácil acesso e a boa localização.O primeiro foi do norte-americano Bruce Springsteen,no feriado de 12 de outubro de 1988.Depois passaram no gramado do Palestra: David Bowie( 23 de setembro de 1990), Iron Maiden em duas ocasiões( 1° agosto de 1992 e 2 de março de 2008),Metallica(1° e 2 de maio de 1993).
No dia 6 de dezembro de 1997, aconteceu o festival de aniversário de 12 anos da rádio 89 fm.Houve shows das bandas Whitesnake,Megadeth,Queenrÿsche e Charlie Brown Jr.
Quase dez anos depois, o estádio voltou a receber shows.E foi da banda Evanescence, no dia 21 de abril de 2007.Depois vieram um do Rod Stewart( 4 de abril de 2008),Ozzy Osbourne, Korn e Black Label Society( 5 de abril de 2008).
Recentemente aconteceu um show do eterno Guns N' Roses.Dias antes, um amigo meu me convidou pra ir.Ele lembrou em tom de empolgação, quando assoviamos "Patience" e irritavamos os professores.Ele quis de todas as maneiras que eu fosse e até disse:"Vamos mano, vai ser praticamente na sua casa.O Sebastian Bach(Skid Row) abri o show, se lembra quando a gente deixava o cabelo crescer e fica imitando a voz dele."Eu sempre gostei de rock, fui fã do Guns, mas daquela banda com o Slash, sem ele não é Guns.É algo parecido com isso.
No dia 5 de junho, o Exaltasamba fará um show no estádio, com direito a gravação de dvd e tudo mais.
Mas uma semana antes, uma das minhas bandas favoritas fará um megashow no Palestra.O Aerosmith que no ano passado houveram rumores que a banda terminaria.Mas já dizem que será a última turnê,para muitos será a despedida do Palestra e dessa banda que marcou muitas gerações com sucessos:Angel, Crying, Crazy, Amazing , Hole My In Soul, I Don't Wanna Miss A Thing, Fly Away From Here, Girls Of Summer e outros.Concerteza será um excelente show e desde já convoco a todos palmeirenses a fazer uma campanha para Steven Tyler fazer o show com a camisa do Palmeiras em homenagem ao nosso estádio.
Mas sem dúvidas o melhor show musical de todos os tempos que nosso velho Palestra recebeu foi o da Legião Urbana nos dias 11 e 12 de agosto de 1990.Foi um show que ficou marcado na história da música brasileira.Em uma noite de chuva fina, Renato Russo canta as músicas com uma toalha na cabeça.Ele abriu com a música Fábrica, depois Daniel na Cova dos Leões, o Reggae e as músicas do disco As Quatro Estações.Nesse show ele faz críticas pesadas ao então presidente Fernando Collor de Mello e a ministra da Fazenda Zélia Maria Cardoso de Mello, enquanto cantava 1965(Duas Tribos).Em Pais e Filhos, ele fez uma perfeita mistura com Standy By Me.Levando o público a loucura.Antes de cantar essa música ele criticou o vocalista Moska, do Inimigos do Rei, que disse que o hit Uma Barata Chamada Kafka era igual ou maior que Pais e Filhos, um tremendo absurdo.
A parte melhor do show foi quando ele cantou Monte Castelo, os refletores do estádio se apagaram e a iluminação ficou por conta dos esqueiros do público.Antes desse o show, o clima entre a banda era ruim, falavam que aquela seria a última turnê e a última apresentação em São Paulo, depois desse lindo show os trabalhos prosseguirão e a banda só deu fim, após a morte do Renato Russo, seis anos mais tarde.Antes de sua prematura morte, ele sempre se lembrava daquele show e pediu que você feito um cd.Existe o cd e eu tenho uma cópia.
Mas os melhores shows foram dentro de campo e com a bola rolando.Se bem que teve alguns dias que o Palestra gostaria que seus portões não fossem abertos.
No dia 19 de junho de 1996, perdemos de virada para o Cruzeiro, 2 a 1 e aquele sensacional time não conquistou a Copa do Brasil.Em uma noite em que o Velloso foi infeliz.Em 1998 o mesmo Cruzeiro nos eliminou do Brasileiro.
Depois perdemos duas Copa Mercosul, uma para o Flamengo em uma noite de segunda feira e outra em uma virada que até hoje não acredito para o Vasco, dolorosamente.
No ano seguinte aconteceu a eliminação para o Boca Juniors.Naquele confronto aonde nos prejudicaram lá e cá, aonde um torcedor invadiu e agrediu um bandeira, após anular um gol legal do Fábio Junior.No Brasileiro daquele ano, uma punhalada no peito, perdemos de 6 a 2 para o Fluminense.
Em 2002, aconteceu aquela vergonhosa eliminação para o Asa.E nossa casa foi palco de apresentações esquecivéis.Me lembro um jogo contra o Gama, no feriado de 7 de setembro.Venciamos por 2 a 0, após sofremos um gol, o Marcos pergunta ao banco:"Falta quantos?"O pessoal no banco responde:"Dez minutos".O goleiro se abate e diz :"Ainda!!!"
O Marcos temia o pior, e o pior aconteceu.Empatamos com um time horrível e a nossa luta contra o descenso aumentava.No jogo contra o Flamengo, a esperança por uma vitória era grande, mas só empatamos com a maioria dos jogos daquele campeonato e acabamos caindo.
2003 se iniciava com a esperança de um ano melhor.Ainda não tinhamos passado por uma vergonha, até vim aquele 7 a 2 do Vitória, pra mim a maior tragédia de todos os tempos, o Palmeiras naquele dia nem entrou em campo, foi uma vergonha.Naquela noite o meu sono sumiu, eu rolei pela cama, mas não consegui dormir, me vinha na mente aquela derrota.
A eliminação de 2003 doeu muito, mas a do ano seguinte também.Empatar com Santo André em 4 a 4, depois de estar vencendo por 4 a 2 até os 43 do segundo tempo e sofremos o empate, foi díficil.Naquela noite parte da torcida chamou o Marcos de frangueiro.
Em 2007, o bandeira achou que o Diego Cavalieri se adiantou, ele precisava usar óculos.Depois de vencermos o Ipatinga no tempo normal, fomos eliminados por um erro do bandeira e o Palestra silenciado, viu mais uma tristeza.
Depois tivemos uma eliminação para o Santos , no paulista do ano passado, foi triste.Mas superamos com a campanha na Libertadores.
Mas foi mais de momentos felizes que vivemos no Palestra.
Como esquecer de uma surra que demos no Boca Juniors na Libertadores de 1994, 6 a 1.Um show encima deles, deixamos os argentinos perdidinhos, em uma grande atuação do volante Mazinho que mais tarde seria tetracampeão nos Eua.
No ano seguinte aconteceu umas das partidas mais emocionantes, aonde vencemos por 5 a1 o Grêmio, também pela Libertadores.Só não se classificamos porque haviamos perdido de 5 a 0, em Porto Alegre, em um jogo atípico, uma guerra dentro e fora de campo.Mas aqui, mesmo começando perdendo, viramos e por pouco não se classificamos.Há dois anos atrás o Felipão deu uma entrevista a Cultura relembrando esse jogo e disse:"Eu não via a hora daquele jogo terminar, o Palmeiras mostrou que ele é semelhante ao Grêmio, Imortal!."
Em 1996, foi o palco de lindas apresentações daquele supertime.Deitamos e rolamos no Paulista e sagramos campeões encima do Santos, na vitória "magra" de 2 a 0, em nossa casa.
Naquela epóca dividiamos conquistas no Morumbi e no Palestra Itália.
Em 1998, conquistamos a primeira Copa Mercosul, com duas vitórias encima do Cruzeiro, 3 a 1 e 1 a 0.Se vingando da eliminação do Brasileiro.
No ano seguinte seria especial para a torcida no Palestra, só perdemos duas partidas ao longo do ano.Jogar no chiqueiro era sinônimo de três pontos.Teve naquela noite de sexta-feira, uma incrível vitória contra o Flamengo pela Copa do Brasil, o famoso "jogo do Euller".Empatavámos com eles em 2 a 2, até os 43, precisavamos vencer por dois gols e conseguimos, histórico e o Felipão disse que foi a partida mais emocionante no comando do Palmeiras.
Dias depois os flamenguistas Claudinho e Buchecha foram ao programa H da Bandeirantes com uma camisa do River Plate(nosso adversário na Libertadores) em função da eliminação do time deles.
Mas os argentinos não foram paréo.O Palestra lotado assistiu o show de Alex e Cia e derrotamos eles por 3 a 0 , se classificando para final.
No dia 16 de junho de 1999, com o Palestra lotado novamente, partimos pra cima do Deportivo Cali e vencemos por 2 a1.No estilo coração, como deve ser jogado uma Libertadores.
Aí foram a decisão foi para os penâltis.O Zinho deixa o coração da torcida apertado quando manda no travessão.A situação piora com o gol do goleiro Dudamel.Júnior Baiano empata, mas Gavíria coloca eles novamente na frente.Roque Júnior empata, mas Yepes converte.Rogério mantém as esperanças e elas aumentam quando o Bedoya acerta a trave.Pela primeira vez estamos na frente, com o Euller.E aí vem Martín Zapata caminha com a bola, coloca na marca do cal, caminha para trás, corre pra frente e bate.A bola caminha lentamente, e a 32 mil bocas vai assoprando pra ela ir pra fora e ela sai pela linha de fundo.Sensacional, uma noite histórica, a América é nossa, não tem palavras pra explicar.O Palestra esvaziou só de madrugada com a festa da torcida.E o senhor Martín Zapata foi assasinado em 2006, motivo de uma discussão.
No mesmo pela Mercosul do mesmo ano, teve partidas inesquecíveis como as goleadas no Racing( 7 a 0) e no Cruzeiro( 7 a 3), cada a ataque,era um gol.Ainda teve um jogo na raça que vencemos o San Lorenzo pro 3 a 0, na volta de Tóquio.O Marcos defendeu um penâlti do Córdoba hoje na Inter de Milao.
Depois vieram os anos de vacas magras,destaque um a vitória conta o Peñarol,pela Libertadores de 2000, como já citei em um post anterior.
Em 2003 em meio ao ostracismo, estivemos em peso na Série B e abraçamos o time não olhando para as dificuldades e sendo a primeira a fazer isso.Como esquecer do Hulk e daquele canto:"Meu Palmeiras, meu Palmeiras.Você é meu bem querer. Eu vou falar para todo o mundo, Eu vou falar para todo o mundo,Que eu só quero é você. Eu vou falar para todo o mundo, Eu vou falar para todo o mundo, Que eu só quero é você".Não tem como, foi prova de amor verdadeiro.
Anos mais tardes veio um período díficil no Palestra, mas as apresentaçõe do Valdívia fizeram a torcida ter orgulho de ir ao Chiqueiro.Eliminamos o São Paulo aonde teve de tudo, gás de pimenta, falta de energia elétrica e festa da torcida.Em seguida levantamos mais um caneco e imprtante caneco, o Paulista de 2008.
Tivemos momentos marcantes ao longo desse tempo todo de Palestra, que fica díficil escrever tudo.Eu vi dois gols do meio de campo.Em 1999, um do Alex na surra contra o Grêmio( 6 a 0)no Danrlei ainda melhor.E no ano passado do Diego Souza, que foi um golaço.
Mas de todas as cenas que eu vi no Palestra, a que mais me marcou foi em uma derrota.
Perdiamos para o Grêmio por 1 a 0 , quando o Marcos subiu ao campo de ataque.Eu assistia o jogo com meu amigo Stamers assustado ele olhou pra mim e perguntou:"Falta quantos?".Eu também sem acreditar disse:"Acho que falta quinze".Ele pegou no relógio e falou:"Não cara, impossível.Tá errado seu relógio".Eu também começei que o tempo do relógio tava errado, e o Marcos continuava a subir ao ataque.Tentando fazer um gol.
Depois eu fiquei sabendo que o relógio tava certo e que o Marcos ouviu o errado, quando perguntou quando faltava pra acabar.
Mas valeu é assim que se defende o Palmeiras com o coração, desafiando a sorte, as hierarquias e se atirando ao gol.
Tem algumas curiosidades, que aconteceu no Palestra Itália, como a nossa maior goleada encima dos gambás, 8 a 0 no dia 3 de novembro de 1933.
O primeiro jogo internacional dos gambás aconteceu lá, pra variar perderam para o Torino, da Itália.3 a 0 no dia 15 de agosto de 1914.
Eu vou sentir saudades desse palco que infelizmente vai embora, quando eu lembro dos meus pulos na arquibancada de concreto, não dá pra esconder as emoções.Nesse momento rola um lágrima no meu rosto, como naquela mosaico do ursinho Misha no encerramento dos jogos olímpicos de Moscou.Ao lembrar de cada momento vivido por mim, naquele estádio situado na zona oeste da cidade, entre Perdizes e Barra Funda.Taí uma dica, que a Mancha faça um mosaico semelhante.
Após o jogo o estádio ficará como na foto acima, silenciado e aguardando os refletores se apagarem.Ele vai se lembrar de cada minuto, de cada cena, alegria, tristeza e glórias que vivemos.
E que venha a Arena, para nela ser escrita uma nova história.Tão linda como a do velho Palestra Itália, ou Parque Antártica, Jardim Suspenso, Chiqueiro, a nossa Casa.
Abraços Nação Alviverde, espero que gostem, comentem e no comentário deixem a cena que marcou vocês.



domingo, 9 de maio de 2010

UM CASO DE AMOR!!!




Meus caros palmeirenses e palestrinos da velha e nova geração.Queria pedir desculpas por não ter postado essa semana, eu estava um pouco chateado com essa eliminação do nosso time pela Copa do Brasil.Aliás vamos iniciar esse post falando sobre disso.
Era um jogo complicado, como já havia dito.Vimos no jogo, aqui em São Paulo, que não seria fácil.
Antes da partida, chegavam duas notícias que não era ruins.A primeira era a punição do Danilo, que pegou onze jogos de punição, pelo incidente com o Manoel.A segunda era a escalação doZago, francamente.Primeiro três zagueiros em casa e agora três volantes, em Goiânia.
É decepcionante, o Zago quando vai a farmácia compra Retranquil(em gotas) e Retrancol(comprimidos) .Vai ser covarde e retranqueiro, em outro lugar.Eu achava que pelo fato de fazermos um gol, nos colocasse em situação confortável, ele entraria com dois atacantes, mas não deixou o Robert solitário mal chegavamos ao ataque.
O mesmo Robert teve uma boa chance, chegou até driblar o goleiro, mas chutou pra fora.Mal chegavámos ao ataque, tinhamos dificuldades, o jogo era ruim e pra piorar o Pierre foi expulso.
As coisas se complicaram ainda mais e não demorou sofremos um gol, um gol em que a bola foi cuidadosamente lenta e no cantinho.
Aí a gente teve de se fechar e o Marcos chegou a evitar o segundo gol deles.
Nos penâltis, foi uma tortura que eu nunca tinha visto em 17 anos de arquibancada.
Os cobradores do Palmeiras seria: Éwerthon, Danilo, Figueroa, Ivo e Cleiton Xavier.Somente o atacante converteu, incrível.
E só não fomos eliminados, no ínicio das cobranças, porque mais uma vez ele provou que é o maior ídolo de nossa história e provou que o amor dele por nosso time não tem limites.
Marcos defendeu três penâltis e somente não pegou quarto, porque pulou para o lado errado.
Porque o último penâlti deles foi mal batido.
Eu fiquei sem acreditar na nossa eliminação, mas o fato do Marcos ter feito uma noite magistral me consolava.A cada penâlti perdido pelos palmeirenses.O Marcos caminhava até a área, fica de frente pro o gol e olhava analisando a balisa.Depois disso pegava um penâlti.
Antes de ser goleiro na varzéa, eu era volante estilo Galeano, pura raça.Mas um dia nosso time precisou de um goleiro e aí eu tive que defender a meta do time, era na mesma epóca em que o Marcos era a sensação do nosso PALESTRA!
MUITO OBRIGADO MARCOS!NADA É EM VÃO!
Infelizmente eu fiquei chateado, mas vida que segue e mudanças terão de ser feitas.

GAMBÁS ELIMINDADOS, ELES ESTÃO FORA DE NOVO!

Após o jogo do Palmeiras, eu fiquei perplexo.Até pedi desculpas para a Bruna Robles, por não ter mandado mensagens a ela.
Em seguida veio o jogo dos gambás.Eu tenho o prazer e o desprazer de morar enfrente de uma família de corintianos.
Eles comemoraram a eliminação do nosso time, e mais tarde os gols de seu time.
Eu não acreditava no que via, imaginava que seria uma das piores noite do ano. Mas logo no início da etapa final, um ex palmeirense provou que quem sempre joga no nosso Palestra.Tem a obrigação de dar tristezas aos gambás, mesmo defendendo outro time.Valeu Love!
Já o senhor Adriano é uma vergonha, não meus caros?Se o Dunga convocar esse bebum pra Copa, o treinador terá que ser preso e tomem o passaporte dele pra não deixar o país.
Que alegria é ver eles de fora, planejaram tanto e o navio do Centenário afundou.HAHAHAHA!

VENCEMOS O VITÓRIA, OS TRÊS PONTOS É O MAIS IMPORTANTE!

Foi uma vitória apertada, sofrida, mas importante.Três pontos nos ajudarão muito, não quero passar pelo que passamos no ano passado, quando precisavámos de um mísero de um ponto e ficamos de fora da Libertadores.
A partida foi bem fraca, dessa vez choveu novamente.Fizemos um primeiro tempo ruim.
Novamente um juiz carioca, Péricles Bassols deixou de marcar um penâlti no Léo e ainda por cima amarelou o Deola, no banco de reserva.
No segundo tempo, o Robert perdeu um gol feito.Tinha que apanhar de cinta, depois bateu um penâlti, ele cobrou bem.Mas o Viáfara fez uma defesaça, com apenas uma mão.Não estou defendo o Robert, mas ele teve infelicidade no penâlti.Ainda bem que o Lincoln fez o gol salvador.
Gostei da estréia do Vitor e vou continuar apoiando o PALMEIRAS.Mesmo sendo contra o Antônio Carlos Zago.
E espero mudanças ao longo do Campeonato, enquanto isso esse caso de amor, continua firme, mesmo com problemas, continuo te amando e sempre vou te amar.
Abraços Nação Alviverde e espero que comentem.


sábado, 1 de maio de 2010

QUANDO TUDO ESTÁ PERDIDO, SEMPRE EXISTE UM CAMINHO!


Meus caros palmeirenses e palestrinos, da velha e nova geração!Meus caros que jogo foi esse? Amigos quanta emoção.
Antes da partida, conversei com diversos torcedores e todos achavam que seria fácil, mas desde já eu sabia que não encontraríamos facilidade.O Atlético no ano passado, além de subir deu um enorme trabalho aos clubes de mais expressão na Série B.E neste ano, tem tudo pra se confirmar campeão estadual.
A arbitragem do Leonardo Gaciba da Silva, não me empolgava.Mas dessa vez a CBF teve um bom senso e não escalou um árbitro carioca.
O jogo começou com uma escalação que nem o Antônio Carlos Zago entendeu; três zagueiros, apenas um homem de marcação, três meias e somente um atacante que ficou praticamente o primeiro tempo correndo atrás da bola.Francamente né Zago, seria bom que ele twittase explicando essa escalação maluca.
O jogo começou com muitas dificuldades, a equipe de Goiânia começou marcando forte e fazia faltas em rodízio, pra parar a criação palmeirense.
Demoramos de aparacer no gol deles, a primeira chance foi com o Lincoln que pegou uma bola cruazada mas foi por cima, se fosse um pouco mais baixo teria sido o primeiro.
Depois muito toque de lado, jogadas pela laterais e a nossa marcação não funcionava, aos poucos eles foram saíndo e começavam a assustar.
Antes do final do primeiro tempo, o Lincoln passou uma bola pro Cleiton Xavier de calcanhar, ele entrou pela aréa, chutou cruzado o Márcio defendeu, no rebote o Robert mandou pras redes, mas estava em posição irregular.
No segundo tempo foi bem mais complicado, pouco chegavamos ao ataque e sofremos uma pressão forte, o Marcos fez duas grandes defesas, teve um gol anulado pra eles e uma bola na trave.
O jogo se tornou dramático, pra variar o Gaciba não marcou dois penâltis.Primeiro um lance em que o zagueiro deles colocou a mão na bola e depois um agarrou o Edinho.
Para piorar o clima do jogo, o Antônio Carlos resolveu tirar o Diego Souza( mas uma vez apagado) e por o Paulo Henrique.A "Turma do Amendoin" começou a ofender, enquanto o restante do estádio vaiava, ele fez gestos obscenos, por seu momento de fúria.Falaremos disso mas pra frente.
O Palestra Itália estava cheio, uma linda festa feita pelos torcedores, só que as esperanças estavam indo embora de acordo com o tempo que passava rapidamente.
Mas como diz o trecho de Via Láctea, da Legião Urbana:"Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho...".Aos 49, o Cleiton Xavier de um passe para o Paulo Henrique que na hora em que chutou foi desequlibrado pelo zagueiro.Eu achava que o Gaciba iria deixar passar, mas não ele marcou penâlti.O Cleiton Xavier pegou a bola, colocou na marca do cal e cobrou com perfeição, tirando o zero do placar e nos deixando em uma vantagem razoavél.Ufa!Alívio!
A data era 29 de abril de 2010, um ano antes ( 29 de abril de 2009) empatávamos com o Colo Colo em 0 a 0.Precisávmos vencer pra se classificar para a segunda fase da Libertadores.
O jogo era muito complicado, no Estádio Monumental, em Santiago.Diego Souza e Pierre deixaram o campo contudidos, o Marcão foi expulso após fazer uma falta no Figueroa(hoje no Palmeiras) e o Keirrison perdendo gols, deixando a gente em uma agonia sem tamanho.Até um chute do mesmo Cleiton Xavier, no ângulo, nos acréscimos.Ainda teve uma pressão chilena, mas sem sucesso.A gente se classificou de forma épica, comprovando que nenhum jogo acaba antes do final.
E ainda teve um jogador deles, que se eu ver na rua , nem conheço.Que reclamou do penâlti, dizendo:"O árbitro não podia marcar o penâlti, ele deu vantagem.".Eu fico perplexo com esses jogadores que somentem treinam e jogam, não procuram se informar sobre regras e ver jogos de outras equipes, além da sua.Quando é penâlti, nunca existiu, não existe e nunca existirá: Vantagem!
E teve outro cidadão por nome de Robson, que falou:"Perder para um time desses aí? É brincadeira."Meu, seu time tem a história que o "time desses aí" tem?
Não é preciso comparar o nosso Palmeiras com o Atlético.Esse cara aí tem que aprender muito sobre futebol.
Foi um jogo aonde não tivemos uma boa atuação, mas o importante fizemos, vencer e não sofrer gols, sobre a estréia do Marcos Assunção, gostei atuou bem, mesmo sendo o único volante do time.
A decepção foi mais uma vez o Diego Souza, além do mau futebol apresentado, ele se envolveu em uma confusão com a aqueles corneteiros da Turma do Amendoin, que vão ao estádio somente encher o saco, me desculpem pela expressão.Mas é a verdade.Não é de hoje que esses torcedores irritam a equipe.
Eu não concordo com o ato do Diego, mas como no caso do Danilo, ele fez aquilo de cabeça quente.
Quem viu a coletiva do Marcos após o jogo explica o que estou dizendo, ele também não concordou com o meia, mas disse que tem horas que no calor do jogo, fazemos coisas absurdas.
Eu aguardava um pedido de desculpas dele ontem, mas ainda espero.Errar é normal, mas se arrepender e pedir desculpas é o mínimo que pode ser feito.
Diego Souza está errado e aqueles zé ruelas também, teve um momento do jogo que eles começaram a ensaiar vaias.Enquanto na Geral, a torcida apoiava e cantava sem parar.Se for pra mim ir ao estádio, vaiar o Palmeiras, eu fico em casa.
No entanto foi isso, parabéns para aqueles que apoiaram e acreditaram até o final.Para aqueles que ensairam vaias, meus abraços e mudem o jeito de torcer.
Galera por hoje é só, abraços e espero que comentem.

HOMENAGEM AO AYRTON SENNA

Venho homenagear um dos maiores pilotos de todos os tempos, eu era uma criança e sempre acordava bem cedo e juntamente com meu pai e meu irmão pra assistir a F-1.
Sempre achei ele um cara vencedor, embora não fosse palmeirense, mas eu era seu fã.
Me lembro como nunca da sua morte, há exatos 16 anos, na mesma data venciamos o São Paulo por 3 a 2, em uma virada espetacular e praticamente conquistamos o bicampeonato paulista ali.
Saudades Ayrton Senna do Brasil!!!

domingo, 25 de abril de 2010

VOLTA VALDÍVIA!


Foi após uma humilhante derrota contra o América de São José Do Rio Preto, por 4 a 1, em pleno Palestra Itália, pelo Campeonato Paulista de 2006.Eu estava descendo a arquibancada, quando eu vi o quarto gol deles, eu estava revoltado, inconformado com o que eu via.Naquela noite de quarta-feira hostilizamos o técnico Emerson Leão, o meias Marcinho e Juninho Paulista e sobrou até para o Edmundo, mais os piores protestos foram contra a diretoria.
Eu caminhava solitariamente pelo fosso e me aproximei da entrada ao vestiário, para ver se eu via alguém e adivinha quem eu vejo, descendo uma escada, cabisbaixo.Ele, Salvador Hugo Palaia.Na hora eu corri até o portão e gritei:"O Palaia, vamos reforçar esse time!Ou então abandona a nossa diretoria!".O Palaia olhou pra mim, com uma cara:que tu quer que eu faça?, desviou seu olhar de mim e entrou por uma porta, aí veio dois seguranças, eu me afastei e continuei caminhando pelo fosso.
Terminamos de forma decepcionante aquele Paulistão e a Libertadores, e tivemos um péssimo começo de Campeonato Brasileiro.Contratamos o Tite, teve a pausa pra Copa do Mundo e depois voltamos melhor.
Durante a pausa pra Copa, recebi a informação que o Palaia estava pessoalmente no Chile, para contratar um meia por nome de Valdívia.Na epóca o Palmeiras sempre contratava jogadores desconhecidos e quase todos eram um fracasso, principalmente os gringos.A gente tinham um centrovante argentino chamado Sergio Gionio, que perdia gols debaixo do gol.
Quando o Valdívia acertou, eu disse ao meu tio:"Tio e esse novo jogador que veio do Colo-Colo?"
"Tiago, ele é um Gionio da vida".Mas não era.
A primeira partida dele foi contra o Botafogo, no dia 13 de Agosto.Naquele dia vencemos, o El Mago jogou bem, mas quem roubou a cena, foi o Enílton, acreditem isso aconteceu.
Naquele Campeonato, ele mostrou um bom futebol, mas não tinha uma sequência de jogos.O time era bem limitado, entrou em uma crise após a demissão Tite, que teve de deixar o aeroporto em uma viatura policial, após um derrota contra o Santa Cruz, em Recife.
O fanstama do rebaixamento, voltou a nos assombrar.Passamos por dias dificéis, tivemos duas vitórias importantes.Contra o Flamengo e São Paulo, ambas por 3 a 1.Mas os resultados ruins eram piores.
Eu me lembro do primeiro jogo em que o Valdívia arrebentou de verdade, deu show.Foi contra o Fortaleza.Ele não marcou gol, mas jogou muito.Mas eu comentava com meus amigos, Fortaleza não é parâmetro.
Depois teve um jogo terrível, a estréia do Alexandre Pato no profissional, que com apenas dois minutos marcou um gol, também a zaga era Daniel e Dininho, até o Souza( hoje no Corintihans, deitou e rolou neles).O jogo foi 4 a 1 para o Internacional, a gente só não caiu porque o Goiás derrotou a Ponte Preta.Teve uma cena que me marcou.Após o jogo a torcida protestava no estacionamento, e o Valdívia estava sentado em uma guia, quando a reportagem da Gazeta se aproximou e perguntou o que ele achava daquilo.Envergonhado ele disse:"Eles estão cobertos de razão".O Palmeirense não via a hora que 2006 terminava.
O ano seguinte não empolgava, mas veio o Caio Júnior, que tinha feito um belo trabalho no Paraná, junto com ele veio o Pierre, Edmílson, Cristiano e mais tarde o Gustavo.Chegavam do Cruzeiro:Leandro e Martínez.Do Grêmio vinha o Marcelo Costa.Mas a grande estrela do Paulistão era o Valdívia.O Edmundo cansou de fazer gols de penâltis, a maioria sofridos pelo El Mago.O primeiro gol dele com a nossa camisa, foi naquele campeonato. Contra o Rio Branco, em Americana.O time tinha algumas limitações, por isso colecionou alguns resultados ruins.
O Valdívia mostrou que iria fazer história no Palmeiras, em partidas contra o São Caetano, Juventus, Sertaõzinho,América e em um clássico inesquecível contra os gambás.Aonde o Leão escalou três volantes(Marcelo Mattos, Magrão e Daniel) para para o El Mago, mas foi em vão, ele deitou e rolou.
A gente foi eliminado da Copa do Brasil, com um erro rídiculo do bandeira.Mas também pelo fato do Valdívia não ter jogado em Ipatinga, perdemos por 2 a 0, ele estava com a seleção chilena jogando amistosos.E só não classificamos para a semi-finais do Paulista, por teve um jogo inacrditável, em que não conseguimos vencer o Guaratinguetá, com dois a mais.
Veio o Campeonato Brasileiro, e o El Mago era o destaque do competição, ninguém conseguia marcá-lo, era parado somente nas faltas.Se tornou um colírio aos olhos palmeirenses, ele resgatava um coisa esquecida pela torcida: ter admiração por um jogador.
Em Junho, ficou evidente a dependência que o time tinha dele.Ele se ausentou pra disputar a Copa América, e resultados ruins apareciam.Eu começei a torcer pro Chile ser eliminado logo, pra ele voltar rapidamente.
O Chile foi eliminado e ele voltava a nos dar alegrias, claro tinha jogos que perdiamos, pela falta de elenco e por alguns jogos que ele era expulso.A arbitragem pegava no pé dele e foi díficil, ele apanhava demais nos jogos.No fim do Campeonato, só não se classificamos pra Libertadores do ano seguinte, por que ele desfalcou o time por uma punição, após agredir um jogador do Vasco.
Em 2008, Vandereley Luxemburgo voltava.Chegavam reforços como Kléber, Alex Mineiro, Henrique, Elder Granja e o Diego Souza.Aí ficou mais fácil da passagem dele no time se tornar vitoriosa.No começo foi complicado, mas depois o time se entrosou com o bom futebol do Mago.Tivemos uma linda apresentação de um belo futebol contra o Juventus no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Depois veio uma sequência de dez vitórias consecutivas.Oito pelo Campeonato Paulista(Corinthians,Bragantino,Ponte Preta, São Paulo, Paulista, Portuguesa, São Caetano, Grêmio Barueri) e duas pela Copa do Brasil( Cene e Central).
Nos dez jogos, lindas apresentações do Valdívia.Principalmente contra Corinthians e São Paulo, com aquele chôrôrô.
Nas semifinais eliminamos, com um gol dele o São Paulo e novamente ele voltou a provocar, fazendo sinais que o jogo acabou e mandando o Rogério Ceni ficar quieto.Em seguida confirmamos o 22° segundo título paulista, contra a Ponte Preta, aonde ele fez um lindo gol na segunda partida.Não tinha um palmeirense que não admirasse o El Mago, desde o garotinho até o senhor sessentão, todos se derretiam sobre o futebol irreverente dele.
Em Julho de 2008, um clube chileno por nome de Unión veio disputar um torneio mercosul.A concentração deles era em uma escola pública a duas quadras da minha casa e o estádio aonde acontecia o jogos também era próximo.Teve um dia que fui ver um jogo desse tal time, e fui vestido com uma camisa verde-limão n°10.Os chilenos se aproximavam de mim e comentavam:"És fã de Valdívia, que represente ele pra ti?".Eu respondia ele é o melhor jogador do nosso time e consideramos ídolo.Eles levavam as mãos aos olhos e faziam o chôrôrô.
Eu me tornei amigos dele, antes deles ir embora fui até a concentração e pedi uma bandeira chilena de recordação.Eles me presentearam e passei um bom tempo tirando fotos com eles, pra
deixar a minha recordação com eles também.
No mês seguinte o El Mago foi embora, mas eu não considero que ele se despediu da torcida, apenas disse um "hasta luego".
No ano passado diante de notícias que o El Mago podeira voltar neste ano.Na vespéra do jogo contra o Barueri, peguei a bandeira que ficou mais de um ano guardada no armário e junto com meu irmão escrevemos:VOLTA VALDÍVIA!
No dia seguinte fui ao estádio e levei ela, a bandeira fez o maior sucesso.Todos queria tirar com fotos com ela, o Pfc me filmou e sai do Palestra bem tarde.
No outro dia, eu e meu tio(o mesmo que falou que o Valdívia era o Gionio da vida) fomos até a banca para comprar o Lance!.E na capa estava:Palmeiras se mantém na liderança e torcedores pedem a volta do Valdívia.
No fim do ano aconteceu o que aconteceu, mas eu ainda tinha o sonho dele voltar.
Mas a notícia de que Al Ain queria de todas as maneiras conquistar a Liga dos Campeões da Ásia e por isso não aceitava emprestá-lo.Aí eu me tornei o maior torcedor anti -Al Ain e há duas semanas atrás vi que o clube havia sido eliminado do torneio continental.
As esperanças de sua volta aumentaram e quando ele voltar iremos buscar ele lá no aeroporto e fazer um businasso passando por toda cidade até o Palestra Itália.
Porque qual é o palmeirense que não gostava daquele sorriso provocador, dos dribles desconsertantes, o chute no vento, as provocações aos rivais e a identificação enorme com a nossa torcida.
Eô eô o Valdívia é o terror.
Já era pra mim ter publicado esse post há semanas, mas eu esperei um pouco porque esse é post de n ° 10.VOLTA VALDÍVIA!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PARECIA LIBERTADORES!


Foi um grande jogo, daqueles que ficaram marcados na memória de qualquer torcedor.Confesso a vocês, que horas antes do jogo, a minha calma natural resolveu desaparecer.
O confronto já era complicado, como disse em posts anteriores e ainda teve esse incidente do Danilo, que aumentou mais ainda o clima de tensão, transformando a partida em uma guerra, como aquelas que disputamos em Libertadores.
Não sei se vocês recordam quando critiquei a arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique no jogo, em São Paulo.E ontem quando pego o jornal vejo que o árbitro também seria do estado do Rio de Janeiro, o cidadão se chamava Gutemberg de Paula Fonseca.O mesmo que apitou a decisão da Taça Rio, no último domingo, entre Botafogo e Flamengo.Na hora eu disse a meu irmão, esse cara marca qualquer tipo de falta, se complica demais, distribui cartões amarelos e pra marcar um penâlti é moleza.
Na hora do jogo, achei bacana o mosaico que a torcida deles fizeram, acho certo pedir respeito aos jogadores, mas os mesmo que fizeram isso, faltaram com o tal respeito ao hostilizar o Danilo.Normal, é aquela estória:Faça o que digo, não faça o que eu faço.E acho que parte da diretoria e dos torcedores atleticanos, colocaram em segundo plano a classificação, a primeira era infernizar o nosso zagueiro.
Quando a bola rolou, me espantei, porque eu achava que seria bem mais díficil.Começamos bem melhor, tivemos uma chance do Léo, que cabeceiou pra fora.Depois veio o lance do penâlti, consecutivamente a expulsão do Bruno Costa.Eu pensei um gol agora aos 15 minutos, vai ser fundamental, estaremos com uma mais, 1 a 0 pra nós e os caras terão que se expor pra marcar três.E não é que o Robert me perde a penalidade, ele nem deu a paradinha e nem cobrou, ele recuou pra defesa do goleiro Neto.A tensão aumentava, a Arena que estava silenciada, voltou a se agitar.
Aí o Atletico tentou esboçar uma reação sem sucesso.O jogo continuou sobre nosso controle.As únicas chances deles eram de bolas paradas e só chegavam ao ataque, quando cometiam faltas, como em um lance do Alex Mineiro e o Edinho,que resultou em um contra-ataque.
Na segunda etapa, o Éwerthon entrou no lugar do Pierre, substituição totalmente aceitável, poiso Guerreiro já tinha cartão amarelo e o juiz era mandrake.
O time teve várias chances de concluir em gol, teve a partida em seu domínio.Tivemos uma chance com o Armero, outra com o Éwerthon , com o Márcio Araújo e duas com o Lincoln, mas não conseguiamos fazer o importante gol que facilitaria ainda mais.O Atlético teve uma boa chance com o Alan Bahia, que se assustou com o Marcos.
A arbitragem do Gutemberg era horrosa, quem viu o jogo sabe do que estou falando.No primeiro tempo, ele deu um cartão amarelo ao Lincoln, sendo que no lance o defensor do Atlético simplesmente pisou na bola.
Aos 32 do segundo tempo, ele viu um penâlti do Léo no Bruno Mineiro,detalhe só ele viu.E antes disso ele deixou seguir, uma jogada em que o Bruno Mineiro deu uma cortada na bola, se inspirando na Natália do Osasco.
Aí vem o Alan Bahia, o volante da paradona e novamente repete o seu estilo de cobrar penâltis.
Eu sou goleiro no meu time de futebol amador, e como na varzéa se copia o profissional, tem um monte de engraçadinhos que tortura o pobre goleiro.E eles reclamam, quando adiantamos pra fazer a defesa.Mas se pode paradinha, por que não podemos se adiantar?
Mas essa discussão é longa.
Aí o Atlético fez 1 a 0, a Arena voltou a jogar com o time e a tensão aumentou.Nosso time se lançou ao ataque e em uma boa jogada do Éwerthon e do Márcio Araújo que tocou pro Lincoln empatar e dar fim a esse confronto, dar fim a tensão nos corações dos torcedores e colocar nosso Palmeiras nas quartas de finais da Copa do Brasil.
Meus caros foi díficil, mas concordamos nem tanto.Eu esperava mais, nosso time soube jogar sobre pressão e conseguimos silenciar a Arena da Baixada e a Imprensa , Avanti Palestra!
Já o Atlético, se tornou Vento Ventania.E a torcida que exigiu respeito e faltou com ele, agora faça novamente um outdoor, cobrando explicações do time e da diretoria, como eles fizeram em meados de fevereiro, querendo saber o por que da campanha no estadual.Ah e marquem um show do Biquini Cavadão, na Arena da Baixada.
Nação Alviverde não adianta, quando mais somos desafiados, mais encontramos forças pra lutar.
Abraços e espero que comentem.

sábado, 17 de abril de 2010

COM O CORAÇÃO E POLÊMICAS!!!


Meus caros palmeirenses e palestrinos, da velha e nova geração.Pessoal, que jogo foi esse, uma verdadeira batalha.Primeiro que eu acho que vocês devem recordar quando eu disse que o confronto contra o Atlético Paranaense, seria difícil e foi.
Primeiro vamos falar do jogo em si, foi uma partida de muita pegada e um jogo bem estudado.Quando a escalação apareceu, eu aprovei o esquema que o Antônio Carlos montou.Márcio Araújo na lateral direita e o Figueroa atuando como meia pelo lado direito.Pelo fato do lateral esquerdo deles, o Márcio Azevedo sempre apoiar o ataque e desafogar algumas jogadas.O mesmo jogador passou o primeiro tempo inteiro apagado e boa parte do segundo tempo sem aparecer.
O Palmeiras fez um gol rápido( aos 14 do primeiro tempo) o que facilitou o time a manter a calma.
Não foi uma partida com claras chances de gols, além do gol.Tivemos uma chance em uma cabeçada do Robert, um lance em que o Lincoln dominou, mas concluiu mal, um chute do Márcio Araújo e um do Pierre e só.As melhores chances deles eram sempre em parada.Em escanteios ou faltas cobradas pelo Paulo Baier, que graças a DEUS e por sua expulsão, ele não irá jogar na Arena da Baixada.Aliás tenho ficado feliz com o Robert, ele está dando a volta por cima.Sempre brinco com o Maurilio Júnior, que ele é o Nicklas Bendtner, brasileiro.
Eu não achei um excelente, mas gostei do resultado.De vitórias mínimas, 1 a o é o melhor placar.
Agora é enfrentar o clima hostil que a Arena vai nos receber na próxima quarta.Mas a nossa história, não tem medo disso, quanto mais difícil é melhor.
Só peço que a CBF escale um árbitro de pulso lá em Curitiba.O confronto não seria fácil, ainda mais pelos fatos que decorreram após o fim do jogo.
Eu não gostei nem um pouco da má arbitragem do Marcelo de Lima Henrique.Ele não marcou um penâlti claro no Lincoln e permitiu várias faltas encima do Marcos, nos escanteios que o Paulo Baier cobrava, em um deles teve o lance do Danilo com o Manoel.Mas antes de entrar nesse assunto polêmico.Eu queria explicações do Zago, pela substituições, o que foi aquilo?
Colocar um jogador que foi apresentado esses dias e que nunca havia jogado com o time.Depois colocou o Marquinhos, deixando o Ivo no banco.
Essa semana fui noticiado, que o zagueiro colombiano Breyner Bonilla do Boca Juniors, afirmou que o atacante Esteban Fuertes, do Colón, o ofendeu com palavras racistas.Eu não imaginava que aconteceria isso no Palmeiras.
Sobre o caso do Danilo, é complicado falar.
Eu jogo futebol de varzéa há anos, disputei diversos campeonatos e sei que no calor de um jogo, falamos coisas absurdas que depois nem acreditamos que falamos aquilo mesmo.E na varzéa é pior, sempre termina em porrada, pois não há policiamento e a turma do deixa disso geralmente é fraca.Lá só termina em delegacia, quando isso acontece.
Eu não gostei da atitude do Danilo, achei muito feio a ofensa e a cusparada, nada justifica, mas é coisa de jogo, ele não foi o primeiro e nem será o último, ele concerteza merece e será punido, assim como o Manoel.
Eu não acredito que o Danilo seja racista, porque ele tem companheiros no clube , da mesma cor.
E nem adianta dizer que no Palmeiras existam racistas.Na torcida, como em outras, existem negros e na nossa história sempre tivemos grandes jogadores negros.Exemplos como Luís Pereira, Jorge Mendonça, Cléber, Amaral, Asprilla e outros.
O que o Zago fez, ficou no passado, ele já pediu desculpas na epóca, assim como o Danilo pediu.
Isso só serve para criar um clima hostil na Arena da Baixada, um clube que tem como presidente o senhor Mário Celso Petraglia, o novo Eurico Miranda, dá pra esperar tudo.Esse mesmo dirigente foi quem impediu o Coritiba de levantar a taça do Campeoanto Paranaense de 2008, na Arena da Baixada.E aquele cara que leva os jogadores na justiça, quando eles pretendem deixar o clube.Infelizmente, esse caso não será encerrado na delegacia e nem no tribunal, virão dias de guerra por aí.
Galera por hoje é só, espero que leiam e comentem.Abraços NAÇÃO ALVIVERDE

domingo, 11 de abril de 2010

NAS ONDAS DO RÁDIO!!!


Meus caros palmeirenses e palestrinos, da velha e nova geração.Desde já peço desculpas pela minha ausência nessa semana, tive alguns probleminhas, mas agora já estudo resolvido e volto à ativa.
Essa semana, eu estava em uma loja e ouvi uma música das antigas, que marcou um momento da minha vida.A música não lembra nenhuma namorada, mas uma paixão que me sigo desde criança.
A música é El Arbi do Khaled, eu não sou fã dela e nem do cantor argelino.Mas me recordo de um 11 de Maio, aonde jogamos a sobrevivência na Taça Libertadores contra Peñarol.Na primeira partida, uma semana antes no estádio Centenário, em Montévideu, fomos derrotados por 2 a 0 e ficaria díficil reverter o resultado.
Porém naquela noite fria de quinta feira, eu peguei o rádio e foi ouvi o jogo.Começamos mal, o time está nevoso e errava passes com frequência.Mas aos 26 da primeira etapa, o Neném em cobrança de falta abriu o placar e Marcelo Ramos no final do 1° tempo ampliou.
Eu começava a acreditar na classificação e a confiança aumentou, quando aos 14 do segundo tempo, o Alex fez uma linda jogada e tocou para o Marcelo Ramos fazer o terceiro e o segundo dele na partida.Estavamos jogando com o coração como deve ser feito em todas as Copa Libertadores, mas as dificuldades apareceram, após uma falha da defesa Pacheco diminuiu.Minutos depois o Euller sofreu um penâlti, era a chance de ficar perto da classificação novamente.Era, porque o filho do vento, perdeu a penalidade.O jogo terminou 3 a 1 e naquela epóca, não existia esse regulamento de golfora valer mais, por isso penalidades.
Os uruguaios começaram a bater primeiro.O habilidoso Bengoechea converteu,Marcelo Ramos empatou,Pachecou cobrou na trave,só que o Euller voltou a desperdiçar em outra defesa do goleiro, a esperança reacendeu quando o Marcos defendeu a cobrança de Aguirregaray, Alex fez 2 a 1, Bueno deixou tudo igual, Rogério pôs novamente a gente na frente e veio um tal de Cedrés que bateu para mais uma defesa de Marcos.Explondido o Palestra Itália, nesse jogo o Argel foi comemorar com a torcida apenas de cueca e os torcedores enlouquecidos gritavam:Bicampeão!Bicampeão!.Foi um jogo emocionante e agora imagina ouvir tudo isso, com o ouvido pregado na rádio.
E vocês devem estar se perguntando, mas o que a música do argelino tem a ver?Pois é naquele dia, ficou o jogo todo dando interferência e a música sempre aparecia como trilha sonora, porque ela estourava nas paradas de sucessos.Ficou marcado pra mim.
Eu sempre gostei de ouvir jogos em rádio, não lembro do primeiro, eu acho que foi Palmeiras e Criciúma no Brasileiro de 1996, no toca fitas do carro de meu pai.Mas só me tornei um ouvinte assíduo no anos 2000.Acompanhei aquela Libertadores, nas ondas do rádio.Recordo dos jogos contra o Juventude, o El Nacional, o Peñarol como já foi dito, Atlas, o principal motivo foi porque o Palmeiras havia vendido seus jogos para PSN e somente as semifinais contra os gambás e as finais contra o Boca que passou em tv aberta.
No mesmo ano teve a Copa João Havelange e a extinta Copa Mercosul, dois campeonatos que acompanhei praticamente inteiramente no rádio.
Na minha memória estão grandes jogos que ouvi por essa aparelho feito pra transmitir emoção.Um clássico Palmeiras e os gambás, pelo Torneio Rio São Paulo de 2000, que vencemos por 3 a 1, dois gols do Alex( um de penâlti e outro em uma bela cobrança de falta).
Aquele golaço do mesmo Alex, contra o São Paulo, em que ele chapela o Emerson e o Rogério Ceni.Eu ficava imaginando o GOLAAAAAAAÇO que o José Silvério narrou.Momentos depois eu avisei meu pai, que o Palmeiras estava vencendo o time dele por 3 a 0 e que o terceiro tinha sido uma obra prima, sendo que eu não tinha visto.
Durante a Série B, antes do Quadrangular Final, eu ouvi todos os jogos que jogamos no Palestra Itália( porque os fora do Palestra, eram transmitido pela Record).
Na Copa do Brasil de 2004, sofri que nem um louco, quando eliminamos o Goiás nos Penâtlis.Mas uma vez com as defesas do Marcos.Um jogo pelo Paulista de 2008, em que empatavamos em 0 a 0 com a Portuguesa.Eu sofria até no fim, até que uma bola foi alçada na aréa, ficoum um entra e não entra, até que um tal de Jorge Préa mandou pras redes.Sensacional.
Teve aquele jogo contra o Colo-Colo, em Santiago.Em que ouvi até os 42 do Segundo tempo(depois acompanhei pela tv),eu vi a expulsão do Marcão(após uma falta no Figueroa), a contusão do Diego Souza e Pierre, os gols perdidos pelo Keirrison e meu irmão dizia:Tiago desliga isso daí, já acabou estamos eliminados.Eu insisitia em ouvir, mesmo quando a Globo passou os instantes finais, eu permaneci com o rádio ligado.Aí veio o gol salvador do Cleiton Xavier.
Mas não foram somente alegrias que tive ouvindo rádio.
No Brasileiro de 2002, foi quando eu desligava o aparelho e ia dormir triste.Por ser o ano eleitoral, não eram transmitidos jogos por tv aberta, em meio de semana.E naquela epóca não era tão fácil acesso ao Premiere e a internet.
Tirando um jogo contra o São Caetano, Paysandu e Guarani.O resto foi uma tortura.Enquanto em anos anteriores a bebida pra acompanhar era um refrigerante.Em 2002 era um suco de maracujá.Teve um jogo contra o Coritiba, em que o coxa armou um contra ataque, a defesa do Palmeiras estava tão mal, que o Marcos teve que sair no meio de campo, o jogadord driblou ele e fez o gol.Um jogo contra a Ponte Preta, em Campinas.Em que o Marcos, revoltado com a defesa, cometou dois penâltis, convertidos por eles.
Bom é melhor nem lembrar dessa epóca sofrível.
Em 2004, quando conseguimos o que parecia impossível.Empatarmos com o Santo André em 4 a 4 e dar adeus a Copa do Brasil.Depois desse jogo, prometi que não ouviria mais jogos em rádio, que ficaria sabendo do resultado depois.Mas eu nunca consegui cumprir essa promessa.
Hoje é mais fácil né, temos o Premiere, acesso a internet.Mas eu não abandono o meu velho rádio.Porque ele nunca nos abandona.Como esquecer de narradores como Fiori Gigliotti, com a frase:"Fecham-se as cortinas e acabou o espetáculo".José Silvério, Oscar Ulisses, Osvaldo Maciel e um que não cheguei a ouvir jogos dele o Osmar Santos.
Portanto o meu amor pelo Palmeiras, ultrapassa os kHz e MHz.Atravessa diversas ondas e entra pelo meus ouvidos, mesmo que sejam pra sofrer sem ver a imagem, mas aprendemos muito torcendo ou melhor ouvindo nosso time pelo velho e inconfudível rádio.
Abraços Nação Alviverde espero que gostem e peço que comentem.

domingo, 4 de abril de 2010

GAROTOS E A CHUVA


Meus caros palmeirenses e palestrinos, da velha e nova geração.Primeiramente eu gostaria de desejar a vocês uma Feliz Pascóa.
Vamos começar esse post, falando do jogo de ontem.Pela manhã eu li no jornal, que o Palmeiras iria com um time totalmente reserva e recheado de garotos.Mas na escalação,antes do jogo, estavam Danilo, Maurício Ramos, Marcio Araújo e o Ivo.Eu estava confiante em uma boa apresentação da molecada.Eu acompanhei de perto a Copa São Paulo desse ano e aprovei a campanha, embora não chegamos nas finais, mas o time soube jogar quando encontrou dificuldades.Competição na qual tivemos bons talentos.Os laterais Luís Felipe e Gabriel Silva( que sempre invertiam as posições), meias como Gilsinho e Ramos, o Viniciús e o centrovante Miguel, alto e sempre estava bem poscionado.
Antes do jogo, percebi que caia uma forte chuva em São Paulo.Já imaginei, a mesma chuva, que caiu no jogo contra o Ituano,Corinthians,Portuguesa,São Caetano, Rio Claro e a mesma que adiou o jogo contra o Sertãozinho.Não que eu não goste de chuva, até gosto.Mas eu não me lembro um Campeonato, aonde jogamos com tantos jogos debaixo de chuva.E também não vi outra equipe, neste campeonato, jogar esse número de jogos com esse fator da natureza.
Durante o jogo, eu fica torcendo como sempre, mas querendo que os garotos fizessem gols.O Joãozinho e Viniciús tiveram boas chances na etapa inicial.
O jogo em si, não deu para analisar melhor.Choveu muito,uma pena para os garotos.Eles mereciam uma chance melhor, será uma boa se o Zago repetir( com alguns titulares) o time contra o Paulista, em Jundiaí.Aliás seria bom que ele explicasse.Eu ainda não entendi o 4- 6-0, que terminamos o jogo contra o Mirassol, na semana passada.E ontem o Souza ser o homem das bolas paradas, ele estava queimando o garoto.O Ivo estava em campo.Outro fator que irrita é a arbitragem, ontem mais uma vez ela atrapalhou.Tá certo que não temos mais chances.Mas não precisa prejudicar.
Bom esse Campeonato Paulista, não existiu pra nós, só serviu pra vencer o São Paulo e o Santos, naquele jogo histórico das dançinhas, eu que não gostava do Rebolation, aprendi a gostar.Agora é encerrar de forma honrosa na quarta-feira e se focar na Copa do Brasil.
Bom só pra registrar, pra quem gosta de Showbol.O Palmeiras na última sexta goleiou o São Paulo, por 11 a 6, um show do aniversariante Edmundo, o eterno Animal.E hoje vencemos o Cruzeiro por 9 a 5.Não é um torneio expressivo, mas é Palmieras.
Sobre o Taison, é um bom nome, será legal se ele vir.Mas tem que ver como será essa negociação.Nada de troca e nem de empréstimo, porque depois, quando estamos se acostumando com o jogador, ele tem de ir embora.
Nação Alviverde, desejo um ótimo domingo para todos.Espero que leiam e comentem.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

APÓS A TEMPESTADE, VEM A BONANÇA!!!


Meus caros palmeirenses e palestrinos, da velha e nova geração.Me desculpem por essa semana não ter postado, mas tive alguns problemas e agora estou de volta.Aproveitando o feriado prolongado e comentando um pouco sobre nosso PALMEIRAS.
Bom pra iniciar, queria falar sobre a partida contra o Paysandu, pela Copa do Brasil.Embora o placar foi mínimo, eu gostei do jogo.Poderiamos ter feito uns oito, se tivessemos com pontaria.
O Palmeiras conseguiu articular várias jogadas e apresentou empenho.Destaques como Ivo, Edinho, Armero,Diego Souza, Robert e Léo, aliás o zagueiro tá jogando muito.
Só pra registrar, no primeiro tempo, houve um penâlti escandoloso.O zagueiro colocou a mão na bola, impedindo o cabeceio do Robert.A Fifa já disse, mesmo se o jogador não colocar a mão na bola, mas tiver a intensão, tem que ser marcado a infração.Nesse caso o jogador teve a intensão e colocou a mão na bola.
No último domingo, assisti um filme que me indicaram e agora vou indicar também.O nome do filme é Desafiando Gigantes,é a trama de um treinador de futebol americano com diversas dificuldades.Ninguém mais confiava no trabalho dele, mas com esperança e confiança em DEUS.Ele conseguiu reverter a situação, não vou contar mais sobre o filme, melhor vocês assistirem, porque é muito bom.Aliás seria bom se a comissão técnica passase aos jogadores.
Também tenho escutado Pouca Vogal(Humberto Gessinger e Duda Lendecker) e tem uma música que amo.Ela se chama Depois da Curva, que reflete bastante com o momento que nós palmeirenses estamos passando.Ela fala dos problemas e com o passar do tempo as coisas melhoram.Aí vai um trecho:"Amanhã talvez, esse vendaval faça algum sentido...".Se quiserem,depois ouçam, também é boa.
Então meus caros, vamos continuar apoiando nosso PALESTRA.Porque acho que todos já sabem, teremos um confronto complicado com o Atlético Paranaense.
Bom pra finalizar, acho que o momento já tá melhorando, a diretoria já fala em contratar um centrovante.Algo me diz que o pior já passou, se DEUS quiser tudo vai mudar.
Após o jogo me perguntaram, que eu achei do Bruno Paulo.Eu gostei dele, poderia ter deixado o dele, senão fosse o azar e ansiedade. Quero desejar um excelente feriado e uma ótima pascóa a todos em especial a Nação Alviverde.

HOMENAGEM A DERLIS FLORENTÍN E ARMANDO NOGUEIRA

Essa semana, recebi duas notícias inesperadas, a precoce morte do ex atacante Derlis Florentín e do fim da trajetória do ex jornalista e escritor Armando Nogueira.
Eu me recordo quando o Florentín chegou no Palmeiras.Ele veio com o status de ter sido o artilheiro do Campeonato Equatoriano de 2006.
Era o começo de trabalho do Caio Júnior, que trouxe :Pierre,Edmílson,Cristiano e mais tarde o Gustavo.Também chegavam:Leandro, Martínez, Alemão( também já falecido) e outros.
Ele nunca fui um grande atacante, era bem mediano, mas como todos de estilo porteño, era raçudo.Me lembro da estréia na Copa do Brasil, que ele fez três gols contra o Operário.
Depois na estréia do Brasileiro do mesmo ano, ele deixou a sua marca contra o Flamengo, no Maracanã.
Descanse em paz, Florentín e mesmo não escrevendo seu nome na história do Palmeiras.Eu nunca vou esquecer de você.
Não posso deixar de homenagear um dos maiores cronistas esportivos do país.Armando Nogueira, foi sem dúvida um homem que revolucionou o jornalismo brasileiro.Eu só peguei gosto pro ler jornais, por causa de suas colunas no Estadão.Na epóca eu tinha doze anos e não perdia uma, até hoje amo ler jornais e colunas.Quem me conhece sabe, que estou sempre com um Estadão, Folha de São Paulo e o Lance na mão.
Eu não esqueço de um coluna em que ele disse, que o tempo da vida, deveria ser igual ao do basquete.Nos momentos de sono e de melancolia, deveria ser parado.Somente voltava,quando estivessemos em plena ativa.
Vai com DEUS, Armando Nogueira e fico grato pelo seus ensinamentos do esporte e vida.

Pessoal leiam e comente.Abraços Nação Alviverde.

domingo, 28 de março de 2010

SÃO MARCOS, O ETERNO!


Na última quinta-feira, a minha amiga Mariana Guéleri Diluar realizou um grande sonho.De presente de aniversário, ela pediu a seu pai para conhecer o nosso goleiro e ídolo Marcos.Sonho realizado, ela foi até a Academia de Futebol e viu de perto essa grande personagem do nosso futebol.
Na mesma quinta-feira, um gambá me perguntou o que eu faria, se o Marcos mostrasse o dedo médio para a torcida.Eu simplesmente respondi, que não faria nada, porque ele jamais faria isso.Porque ele é palmeirense, como nós torcedores.O Marcos não chegou esses dias ao Palmeiras.Ele tem história, e assim como nós o respeitamos, ele também nos respeita.
Marcos tem mais de 18 anos de Palmeiras, me lembro de alguns jogos dele em 1996.Mas ele conquistou a torcida na Libertadores de 1999, nesse ano nos ajudou na conquista de um título inédito e ainda por cima conseguiu o prêmio de melhor jogador do torneio.E tudo começou com uma contusão do Velloso, aí ele se tornou o primeiro goleiro, sempre apoiado pelo Felipão.Eu não me esqueço de um jogo contra os gambás, pelas quartas, no qual ele fechou o gol e vencemos pro 2 a 0.E o jogo contra o River Plate, no Monumental de Nuñes.Perdemos por 1 a 0, mas poderia ter sido mais, senão fosse as defesas dele.
No ano passado, no jogo contra o Sport, em Recife, pelas oitavas de finais.Teve uma cena que me deixou perplexo.Eu estava com vendo o jogo em um bar, com meus amigos Felipe Siano e Matheus Eduardo.O jogo era tenso, como de costume em Copa Libertadores.Aí entraram no bar, um senhor de aproximadamente quarenta anos, acompanhado por seu filho de cerca de quatro anos, por nome de Matheus.O senhor ficou bem próximo a mim, e sempre falava que "sufoco hein", já o garotinho perguntou a mim e meus amigos:"Você é palmeirense?".Eu respondi sou sim e tenho orgulho disso.Ele ficou ali, mau prestava atenção no jogo, ficava pedindo para seu pai comprar refrigerante, salgadinhos de outras coisas.Ele viu no nosso rosto, a agonia, quando sofremos o gol e em seguida um bola na trave.
Mas na hora da decisão por penâltis, ele arrastou uma cadeira alta, subiu nela a ponto de ficar em pé e não tirou os olhos da tv. Como todos sabem,Marcos defendeu três penâltis e nos classificou para as quartas de finais, emocionante classisficação.O garotinho vibrou intesamente com o restante do bar.Eu e os demais torcedores, já sabiamos do que São Marcos era capaz de fazer naquelas circustâncias.Mas aquele garotinho não conhecia e pela primeira vez pode ver o que levou a chamar carinhosamente ele de santo, e concerteza ele nunca mais irá se esquecer.
São Marcos é o melhor goleiro do mundo, na minha opinião.Ele é melhor que Lev Yashin,Gordon Banks, Peter Shilton, Dino Zoff,José Chilavert, Taffarel,Peter Schemeichel, Michel Preud'homme,Oliver Kahn, Petr Cech, Gianluigi Buffon. E me desculpem, Oberdan Cattani, Emeson Leão, Velloso e todos que defendram a nossa balisa.Mas São Marcos é melhor que todos vocês, ele é palmeirense como eu e você, torce tanto que as vezes se excede com palavras mal interpretadas pela imprensa.Só que infelizmente o tempo passa, e o pra sempre sempre acaba.Vai chegar o dia dele se despedir de defender nosso gol, seja no fim do ano ou sei lá quando.Infelizmente esse dia irá chegar, por isso aproveitamos cada minuto dele, e espero que ele continue no Palmeiras, trabalhando no futebol ou vendo jogos do Verdão lá na geral, no meio da torcida com a gente.Só posso dizer que agradeço a Deus, por me permitir de ver a carreira desse grande jogador.E pouco me importa se ele falhou na final do Mundial, o que importa para mim é e que ele ajudou o Brasil a conquistar o penta e recusou um proposta milionária do Arsenal, para jogar a Série B.Provando o seu amor incondicional pelo Palestra.

HOMENAGEM A BRUNA ROBLES

Eu tenho uma homenagem a fazer para uma torcedora do Palmeiras, por nome de Bruna Robles.Ela é daquelas apaixonadas pelo Verdão, a ponto de quando não vencemos, o dia dela se estraga.Hoje faz um mês que eu a conheço e ela tem sido uma parceira e tanto para mim, temos muita coisa em comum, além de torcer para esse time que ambos amamos.E nem adianta vir com aquele papo de que mulher não entende de futebol, pois eu acho isso balela.No Brasil, a pessoa que mais entende de futebol é uma mulher, é palmeirense e se chama Soninha Francine.
Bruna espero que a nossa amizade dure pra sempre e que tu pode contar comigo, sempre estarei por aqui.Beijos e tudo de bom!

Galera comente o post e até o próximo AVANTI PALESTRA!!!